Bilionária Fraude No Mundo Cripto: O Caso Do Kwon E Da Terraform Labs
Fraude Bilionária no Mundo Cripto: O Caso Do Kwon e da Terraform Labs
O mundo cripto foi abalado por um dos maiores escândalos financeiros da história recente. Um júri federal em Nova York considerou o empresário sul-coreano Do Kwon e sua empresa, a Terraform Labs, culpados por defraudar investidores que investiram bilhões de dólares em criptoativos cujo valor posteriormente caiu para próximo de zero.
A Ascensão e Queda da Terraform Labs
Kwon fundou a Terraform Labs em 2018, junto com o cofundador Daniel Shin. Em 2020, a empresa anunciou planos de lançar uma stablecoin chamada TerraUSD (UST), cujo valor seria mantido atrelado ao dólar americano, supostamente proporcionando aos detentores um refúgio contra a volatilidade de outros ativos cripto.
Diferentemente das stablecoins tradicionais, que são lastreadas por uma cesta de ativos, como dinheiro e títulos públicos de curto prazo, a UST teria seu valor atrelado ao dólar por meio de um complexo algoritmo, vinculado a uma segunda moeda emitida pela empresa, conhecida como LUNA.
No auge de sua popularidade, em 2022, a LUNA estava entre as 10 maiores criptomoedas do mundo em valor de mercado, e a UST não ficava muito atrás. “Era um mecanismo intrigante e muito inovador”, diz Noelle Acheson, analista de mercado.
O Colapso da Terraform Labs
Porém, em maio de 2022, tudo deu errado. Quando detentores de grandes quantidades de UST venderam o token em massa, ele se descolou de sua paridade com o dólar, levando ao pânico e a uma venda generalizada que praticamente levou seu valor a zero. A LUNA e outros tokens da Terraform foram dizimados junto com ela.
Fraude Comprovada
De acordo com a denúncia civil apresentada pela Comissão de Valores Mobiliários dos EUA (SEC), Kwon e a Terraform enganaram os investidores sobre a capacidade da UST de se autorrecuperar e manter seu valor, bem como sobre o uso da tecnologia da Terraform pela empresa de pagamentos sul-coreana Chai.
Um júri em Nova York considerou Kwon e a Terraform culpados por fraude civil, após menos de duas horas de deliberação. “Estamos satisfeitos com o veredicto do júri de hoje, que responsabiliza a Terraform Labs e Do Kwon por uma fraude cripto maciça”, disse Gurbir S. Grewal, diretor da Divisão de Aplicação da SEC.
Implicações Legais e Futuro da Criptomoeda
Com a condenação de Kwon e da Terraform, eles enfrentarão uma penalidade financeira, cuja magnitude será determinada pelo juiz posteriormente. Eles provavelmente também serão impedidos de participar do mercado de valores dos EUA no futuro.
Além disso, o caso levanta questões fundamentais sobre a classificação adequada dos criptoativos, um debate central em várias disputas legais em andamento nos EUA. O júri rejeitou os argumentos da defesa de que a SEC não tinha jurisdição sobre os tokens da Terraform, estabelecendo um precedente importante.
Lições Aprendidas e o Futuro do Setor Cripto
O colapso da Terraform Labs e a condenação de Kwon servem como um lembrete doloroso para os investidores da necessidade de fazer uma análise cuidadosa e questionar reivindicações duvidosas no setor cripto. “Muitos se sentem prejudicados pelo que Do Kwon fez. Aqueles que investiram se sentem traídos”, diz Acheson.
À medida que o setor cripto continua a evoluir, é essencial que os reguladores, legisladores e participantes do mercado trabalhem juntos para estabelecer um quadro normativo claro e proteger os investidores de práticas fraudulentas. Somente assim o setor poderá alcançar seu verdadeiro potencial e restabelecer a confiança do público.
Referências
Crypto Magnate Do Kwon Found Liable for Multi-Billion-Dollar Fraud